Participou das pesquisas Dramaturgia da Máscara e Dramaturgias Contemporâneas. Atuou em Freguesia da Fênix. Atua em "O Pintor", "A Julieta e o Romeu", "O Circo do Só Eu"," WWW para Freedom", "Encruzilhados entre a Barbárie e o Sonho", "Amor Te Espero", "Diário Baldio", "Zabobrim o Rei Vagabundo". Fez a dramaturgia de "WWW para Freedom. Dirige "O Pintor", "Circo do Só Eu", "WWW para Freedom", "Amor Te Espero", Ministra os Cursos Intensivos de fevereiro.
Nucleo Artístico
Fundado em 1998 por Esio Magalhães, Tiche Vianna, Cláudia Zuccherato e Adriana Valverde como um espaço com o intuito de trabalhar e pesquisar a expressão artística na linguagem das máscaras teatrais cômicas. A característica fundamental de sua atuação e pesquisa é a dedicação ao palhaço, à commedia dell’arte, à improvisação e, sobretudo, ao trabalho de atrizes e atores como veículo da expressão teatral, efêmera e presente.
Cláudia Zuccherato e Adriana Valverde estrearam o espetáculo "Ninguém", a primeira obra do núcleo, e depois de alguns anos seguiram outros rumos. Fica registrada a eterna gratidão aos passos que demos juntes e que foram tão importantes no início do trajeto. Também fica registrado o agradecimento à Marcelo Pinta que foi ator no espetáculo de estreia do Barracão Teatro, em 1998.
Tiche Vianna e Esio Magalhães seguiram trabalhando na estrada desta pesquisa e atuação, criando vários espetáculos, cursos, oficinas, orientações, dirigindo outros grupos, formando novas atrizes e atores, compartilhando o que era produzido e pensado artisticamente pelo núcleo até 2023. Em 2023, o núcleo artístico e o espaço se desvencilham. O núcleo artístico segue com Esio Magalhães e os seus parceiros, já o espaço, altera o seu nome e segue com gestão de Tiche Vianna, Eduardo Brasil e Lily Curcio no mesmo local, com o propósito de ser um território das artes: Teatro Barracão. Evóe, Teatro Barracão, Evoé!
Faz-se necessário um parágrafo de agradecimento à parceira Tiche Vianna! Ao longo de 25 anos, a parceria ao lado desta mulher do teatro, que foi professora de todos os artistas que fundaram o Barracão Teatro, foi de importância basilar para a formação do pensamento e atuação artístico do núcleo. Juntes foram realizadas muitas ações, criações, projetos e perspectivas que se entranharam no modo de ver e compreender a arte e sua ação na sociedade. Em 2023, Tiche Vianna lança o livro "Além da Commedia dell'Arte - uma aventura num barracão de máscaras", resultado de sua tese de doutoramento, em que conta sua trajetória de 30 anos no teatro e a pesquisa desenvolvida pelo Barracão Teatro até 2023. Recomendamos a leitura!
Tiche Vianna, por toda a sua entrega à arte, determinação e luta, o Barracão Teatro agradece a longa trajetória de parceria. Muito, muito, muito obrigado! Evoé, Tiche Vianna, Evoé!!
Ao longo dos anos, o núcleo agregou vários artistas, que se mantém em parceria, através de projetos variados, até hoje. Conheça nossos parceiros . Esta característica permite ao Barracão Teatro manter a maioria de seus espetáculos em repertório com seu elenco original.
Conta atualmente com 9 espetáculos em seu repertório, com os quais circula pelo Brasil e pelo mundo através de projetos e convites.
Anualmente realiza cursos intensivos, no mês de fevereiro, com artistas provenientes de diversas regiões do Brasil e de outros países.
O núcleo artístico do Barracão Teatro segue sua estrada, se reformulando e afirmando sua natureza nômade. Sua vocação é difundir a arte teatral por diversos e diferentes territórios do país e seu objetivo é compartilhar a experimentação do teatro com o maior número de espectadores possível. Evoé, Barracão Teatro, Evoé!
ESIO MAGALHÃES
Ator, Palhaço e Pesquisador Teatral - sócio fundador do Barracão Teatro.
ESIO MAGALHÃES
Ator, Palhaço e Pesquisador Teatral - sócio fundador do Barracão Teatro.