SARAU CINECLUBE | AGOSTO 2019

Amigos e amigas do Barracão Teatro, é com alegria que informamos que estamos retomando o nosso Saraucine, que a partir de agora se chamará Sarau Cineclube do Barracão Teatro

Nessa retomada faremos exibições de filmes, seguidos de um bate papo, de agosto até outubro sob o tema: Entre Ontem e Hoje: Vozes que precisam ser ouvidas!

Iniciaremos nesta sexta feira, dia 30/8, às 20h, com o filme “Espero Tua Revolta”, de Eliza Capai que trata apresenta a luta dos movimentos estudantis brasileiros desde 2013 e recebeu prêmio da Anistia Internacional e o Peace Film Prize Berlinale.

Covidamos todas e todos para mais um dia de encontro em nosso Barracão para que, estimulados pela arte, possamos conversar sobre sonhos e ideias que nos inspirem a construir novos mundos a partir de nossos múltiplos olhares.

ESPERO TUA (RE)VOLTA (93 min, Brasil, 2019)
Documentário dirigido por Eliza Capai que apresenta a luta dos movimentos estudantis
brasileiros desde 2013 recebeu prêmio da Anistia Internacional e o Peace Film Prize Berlinale.

O filme documentário "ESPERO TUA (RE)VOLTA" traz o ponto de vista das lutas estudantis a partir do olhar de três jovens, ex-secundaristas: Lucas “Koka”, Marcela Jesus e Nayara Souza. Eles relembram os eventos de 2013, até chegarem ao processo de impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e à vitória do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro em 2018. O ponto central do filme são as ocupações das escolas paulistas em 2015, em resposta a reorganização escolar anunciada pelo governo paulista de Geraldo Alckmin. A proposta previa o fechamento de mais de 90 escolas e o remanejamento de cerca de 300 mil alunos para outras unidades. Sob o lema
“Ocupar e resistir”, os estudantes protagonizaram a ocupação de mais de 200 escolas, o que serviu de inspiração para jovens de todo o país. Os três narradores do filme propõem diferentes pontos de vista e vivências, mas têm em comum o ativismo por um ensino público de qualidade e uma cidade mais inclusiva. As lutas por direitos coletivos acabaram por lhes render também importantes conquistas individuais: a partir dos debates de feminismo, temas LGBT e antirracismo realizados dentro das ocupações, os jovens transformaram suas relações e suas próprias formas de se verem e se apresentarem no mundo.

SINOPSE
Quando a crise se aprofundou no Brasil, os estudantes saíram às ruas e ocuparam
escolas protestando por um ensino público de qualidade e uma cidade mais
inclusiva. Espero Tua (Re)volta acompanha as lutas estudantis desde as marchas de
2013 até a vitória do presidente Jair Bolsonaro em 2018. Inspirada pela linguagem
do próprio movimento, o filme é conduzido pela locução de três estudantes,
representantes de eixos centrais da luta, que disputam a narrativa, explicitando
conflitos do movimento e evidenciando sua complexidade.

SERVIÇO
- Data: 30/08 (sexta-feira)
- Horário: 20h
- Local: Barracão Teatro - R. Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Isabel, Campinas/SP
- Entrada: Gratuita
- Ingressos: No Chapéu. Após o final do evento o espectador define o valor do ingresso.
- Classificação Indicativa: Livre
- Info.: (19) 3289-4275

barracaoteatro #barracao21anos #saraucineclube #cinema #filme #projeção #debate #reflexao #encontro #arte



Outras
notícias