#OcupaçãoBarracão no Sesc Ribeirão Preto

20 ANOS DE BARRACÃO TEATRO AGITAM UMA SEMANA DE RIBEIRÃO PRETO

Celebrando 20 anos de trabalhos continuados na área de criação, formação e pesquisa teatral, o Barracão Teatro, grupo sediado no distrito de Barão Geraldo, um dos polos culturais de Campinas, resolveu comemorar seu aniversário viajando pelo interior do Estado de São Paulo, apresentando espetáculos de seu repertório e ministrando oficina. A partir de 05 de junho, através da parceria com o Sesc dentro do projeto “Ocupação Barracão”, o Barracão Teatro estará em Ribeirão Preto.

A estreia, que será dia 06 de junho, terá “Zabobrim, o rei vagabundo”, espetáculo de máscaras que junta a commedia dell’arte e o palhaço na dramaturgia cômica do circo teatro, seguido, dias 07 e 08 de junho, por “Encruzilhados entre a Barbárie e o Sonho”, espetáculo criado a partir dos princípios que regem a máscara teatral, mas que se apresenta sem a máscara sobre o rosto. No dia 09 de junho, encerrando suas atividades, será a vez de “O Circo do Só Eu”, solo do palhaço Zabobrim, criado na Argentina. Além das apresentações, Esio Magalhães e Tiche Vianna ministrarão a Oficina: “a atuação e a cena através da máscara”, durante as manhãs dos dias 06, 07 e 08. O grupo chegará a Ribeirão no dia 05 para a divulgação do projeto, fazendo intervenção com suas máscaras e artistas nas ruas e praças da cidade.

Acompanhe a programação completa e a transmissão ao vivo da #ocupaçãobarracão na nossa página do Facebook, e siga a gente pelo Instagram.

SERVIÇO DOS ESPETÁCULO E DA OFICINA:

ZABOBRIM, O REI VAGABUNDO
"Zabobrim, o rei vagabundo", é um espetáculo cômico, de máscaras, que retoma os princípios do Circo Teatro e da Commedia dell'Arte, onde um palhaço, figura central na linguagem circense, se relaciona com os tipos representados pelas máscaras da Commedia. Na dramaturgia do circo teatro reconhecemos na figura do palhaço o grande responsável pela comicidade, através da relação direta com o público, com a maestria dos improvisos, integrando ao contexto da história, de modo lúdico, a desconstrução da própria obra de ficção. Já na dramaturgia das máscaras de commedia dell'arte, construída através da representação social de seus tipos, encontramos a estrutura necessária para realizar o que em circo chamamos "escada", isto é, a ponte séria, que mantém a história no rumo apesar das quebras do palhaço e o "baixo cômico", parceiro da comicidade do espetáculo. Em sua trajetória, o Barracão Teatro sempre criou espetáculos com esses gêneros de forma isolada, mas ao reconhecer no circo teatro o elo entre os mesmos, nada mais artisticamente instigante que juntá-los numa só obra e assim nasce este novo espetáculo. Sendo um espetáculo cômico, as cenas são realizadas pelas ações destas máscaras que criam entre si muitas confusões e quiprocós, em um rítmo alegre e dinâmico, para divertir e emocionar a plateia.

SINOPSE:
Zabobrim, o palhaço vagabundo, remexendo no lixo, encontra uma lâmpada mágica e o gênio lhe concede três pedidos. Palhaço que é, depois de perder os dois primeiros, pede para se tornar Rei. Seu desejo é realizado e Zabobrim retorna ao passado, quando o fim da monarquia se anuncia e os reis estão perdendo suas cabeças.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Esio Magalhães e Tiche Vianna
Direção: Tiche Vianna
Atuação: Cadu Ramos, Cintia Birocchi, Esio Magalhães, Fernando Fubá, Raíssa Guimarães e Ulisses Junior
Participação especial: Kara Katharina
Músicos: Marcelo Onofri e Edu Guimarães
Direção Musical: Marcelo Onofri
Direção de arte (figurinos): Antonio Apolinário
Assessoria em Circo Teatro: Pereira França Neto – (Palhaço Tubinho)
Cenário: Vittor Akkas
Máscaras: André Marcelino
Iluminação: Eduardo Brasil
Técnico de Luz: Érico Damineli
Artista Gráfica do Projeto: Ana Muriel
Fotos: Paula Poltronix
Produção Executiva: Júlia Conterno e Cadu Ramos
Produção: Barracão Teatro
Gênero: Comédia
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 110 minutos
SERVIÇO:
Data: 06 de Junho, quarta-feira
Horário: às 20h30
Local: Teatro Municipal
Contato: Barracão Teatro (19) 3289-4275 ou www.barracaoteatro.com.br

ENCRUZILHADOS, ENTRE A BARBÁRIE E O SONHO
O espetáculo é o resultado de uma longa pesquisa sobre a exclusão. Não traz uma solução. Levanta uma pergunta: você escolhe seus caminhos? E compartilha, através da expressão, um olhar crítico sobre a realidade atual e a crença de que é necessário viver a intensidade para não banalizarmos a vida.

SINOPSE
Na tenda dos mistérios você chegará a uma conclusão. Ou Várias. Ali, a professora da Luz, Talesian e Maicon realizam seus trabalhos de elevação do pensamento. Uma moça completamente desmemoriada se torna o centro das atenções dos presentes, e aos poucos, vamos conhecendo os motivos que a levaram até lá. Tudo é mistério nesta tenda e as surpresas nos trazem as questões: escolhemos, de fato, nossos caminhos?

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Antônio Rogério Toscano
Texto: Andrea Macera, Antônio Rogério Toscano, Esio Magalhães e Tiche Vianna
Direção: Tiche Vianna
Atuação: Andrea Macera, Fernando Fubá e Esio Magalhães
Composição Musical: Saraswati Dasi ( Adriana Resende)
Figurino: Adelvane Néia, Andrea Macera, Luci Pereira
Iluminação: Alice Possani
Cenografia: Beto Shwafaty
Design Gráfico: Ana Muriel
Fotos: Vitor Damiani
Produção: Barracão Teatro
Gênero: Drama
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
SERVIÇO:
Data: 07 e 08 de Junho, quinta-feira e sexta-feira
Horário: às 20h00
Local: Sesc Ribeirão Preto – Galpão
Contato: Barracão Teatro (19) 3289-4275 ou www.barracaoteatro.com.br

_CIRCO DO SÓ EU _
SINOPSE:
O majestoso Circo do Sol, com todas as suas atrações fenomenais, aceitou prazerosamente o convite para se apresentar nesta cidade até que recebe outra proposta (muito mais lucrativa) e decide cancelar, de última hora, a apresentação do espetáculo. Zabobrim, o palhaço, vem até vocês para tentar apresentar sozinho o grande espetáculo com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia, música e muito mais!!! Muitas são as confusões e atrapalhações deste palhaço durante o esforço imensurável de realizar sozinho o espetáculo de uma companhia inteira.

FICHA TÉCNICA
Direção, concepção e criação: Esio Magalhães
Trilha sonora Original: Marcelo Onofri
Técnico: Cadu Ramos
Produtor Executivo: Júlia Conterno
Produção: BARRACÃO TEATRO
Gênero: Comédia
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre – não é um espetáculo infantil
SERVIÇO:
Data: 09 de Junho, sábado
Horário: às 16h
Local: Sesc Ribeirão Preto – Convivência
Contato: Barracão Teatro (19) 3289-4275 ou www.barracaoteatro.com.br

A ATUAÇÃO E A CENA ATRAVÉS DA MÁSCARA
Nesta oficina trabalharemos com artistas da cena que tenham interesse em compreender os códigos que regem a linguagem das máscaras e a dramaturgia que a máscara propõe através do pensamento e da ação do corpo, em jogo.

Conteúdo e Metodologia
Preparação do corpo para o uso da máscara;
A criação física da máscara;
O jogo das relações;
Improvisação para criação a cena.

Oficina destinada a artistas de teatro, da dança e do circo.

Requisitos para participação:
Roupas adequadas ao trabalho físico, sem estampas de cores neutras.

Números de participantes:
20, no máximo.

SERVIÇO:
Data: 06, 07 e 08 de Junho, de quinta-feira a sábado
Horário: das 9h as 13h
Local: Sesc Ribeirão Preto – Oficina 03
Contato: Barracão Teatro (19) 3289-4275 ou www.barracaoteatro.com.br

barracãoteatro #barracão20anos #ocupaçãobarracão #teatro #circo #atuação #espetáculo #palhaço #palhaçaria #máscaras #commediadellarte #sescsp #sescribeirãopreto #ribeirãopreto



Outras
notícias