ESCOLA DA CENA do Barracão Teatro

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!!

O Barracão Teatro, ao longo dos seus 22 anos de existência enquanto espaço de investigação e criação cênica, construiu, passo a passo, um projeto que agora temos a alegria de anunciar: A Escola da Cena do Barracão Teatro.

1. Os fundamentos da prática e da pedagogia

Entendendo que todo conhecimento parte das tradições que o constituem e da atualização dos processos que nos levam a adquiri-lo, resolvemos fundar um lugar interessado em provocar e estimular a autonomia da criação em artistas da cena. E assim, a fim de proporcionar ao artista-aprendiz um território de apropriação e de expressão artística, é com enorme prazer que inauguramos a nossa escola de criação cênica.
Acreditamos que o processo criativo necessita de uma orientação provocativa que encoraje e oriente uma expressão autônoma e original. Para isso, nossa escola contará com a ação de cinco artistas-mestres, que atuam em diferentes áreas da formação e da criação cênica fazendo da arte seus ofícios.
Usamos os termos artista – mestre e aprendiz – a fim de instaurar uma relação de afeto e de rigor na troca de experiências entre pessoas mais e menos experientes com o ofício das artes da cena. Nesta escola, seja você um profissional ou um aspirante, não importa: para todas e todos que compartilharem do processo – mestre ou aprendiz – aprender coletivamente é a nossa maior tarefa e desafio.

2.O programa de encontros

A Escola da Cena do Barracão Teatro acontecerá em um formato condensado de três dias de atividades intensivas, porém diversificadas em cinco módulos que se complementam, num total de 20 horas mensais. Os encontros acontecerão sempre no primeiro final de semana de cada mês, ao longo de 10 meses, entre março e dezembro. Ao final de cada etapa serão destinadas tarefas a serem realizadas pelos artistas-aprendizes no intervalo entre os encontros. Ao mesmo tempo, serão disponibilizados meios para consultas e orientação com os artistas-mestres no decorrer desse período.
Na última etapa em nosso décimo encontro, será realizado o compartilhamento do resultado criativo do processo de estudos, com o público.
- As orientações serão distribuídas da seguinte maneira:

  • Corpo e Dança: Sextas, das 19 às 23h – com Ana Clara Amaral

  • Voz: Sábados, das 10h às 13h – com Marcelo Onofri

  • Máscaras: Sábados, das 14h30 às 19h30 – com Tiche Vianna

  • Jogo: Domingos, das 9h às 13h – com Eduardo Brasil

  • Improvisação: Domingos, das 14h30 às 18h30 – com Cadu Ramos

3. Das etapas de criação e suas particularidades

  • Corpo e Dança, com Ana Clara Amaral
    Estudo da conscientização e da exploração do corpo e do movimento de forma individual e coletiva. Em busca de um estado acordado do corpo atento a si e ao ambiente, a prática da dança guiará de forma técnica e criativa a experimentação de diferentes estados de criação e acesso ao corpo expressivo da cena a partir de princípios da técnica Klauss Vianna de dança.

  • Voz, com Marcelo Onofri
    Estudo prático de alguns elementos da linguagem musical visando o treinamento da escuta e o desenvolvimento da voz cantada e falada - individualmente e em coro – a partir de um processo psico-físico.

  • Máscaras, com Tiche Vianna
    Estudo da construção da personagem. Do ponto de vista técnico, iremos compreender os códigos que regem e determinam o funcionamento de uma linguagem cênica. Pelo viés criativo, estudaremos a expressão cênica a partir de um ser físico no espaço, que se relaciona com outros seres em determinadas situações.Neste módulo passaremos por máscaras didáticas e espetaculares, inteiras e meias máscaras, neutras e expressivas para verticalizar o estudo de diferentes possibilidades de construção de personagens.

  • Jogo, com Eduardo Brasil
    Estudos e práticas sobre os jogos teatrais e os jogos infinitos, em que não se tem um vencedor e um perdedor, não há um fim dado pelas regras do jogo, mas pelos jogadores que sustentam o jogo pelo tempo necessário. Exploração da escuta ao momento presente, da percepção e de diferentes níveis de atenção.

  • Improvisação, com Cadu Ramos
    Estudo, desenvolvimento e treinamento da ação e da técnica do ator para o jogo cênico com base em noções de improvisação. Reconhecimento do corpo cênico extra cotidiano na relação com o espaço e a encenação, com o texto e a palavra, com o outro e com o público.

4. Das inscrições, bolsas e valores.

  • INSCRIÇÕES ENCERRADAS

  • Bolsas:
    Há alguns anos o Barracão Teatro disponibiliza Bolsas no Chapéu para pessoas afrodescendentes e trans. O intuito é gerar acesso destas pessoas ao aprendizado do teatro e à expressão das realidades nas quais se inserem e das possíveis formas de representação de si em nossa realidade. Para nossa Escola, serão disponibilizadas duas bolsas no chapéu, uma para afrodescendentes e outra para pessoas trans. Interessades deverão especificar este desejo no ato da inscrição e detalhar, em sua carta de interesse, que tipo de contrapartida podem oferecer às bolsas. As contrapartidas podem ser valores em dinheiro, trabalhos, colaborações etc. As contrapartidas não são critérios para escolha de inscritos, caso haja maior procura que o limite da vagas.

  • Valores:
    A mensalidade para a Escola da Cena do Barracão Teatro é de R$350,00. As formas de pagamento podem ser acertadas/combinadas, após o preenchimento da ficha de inscrição, com a produção do Barracão Teatro que entrará em contato.

5. Pré-requisitos

Para fazer parte desta Escola alunes-aprendizes deverão ser maiores de 18 anos.
Não é necessária grande vivência teatral ou experiência em máscara, entretanto, é importante já ter alguma prévia experiência nas artes da cena, pois este não é um curso para iniciantes, que nunca tiveram qualquer tipo de vivência teatral.

6. Da nossa trajetória.

Formado em 1998 como espaço de investigação e criação cênica, por Esio Magalhães e Tiche Vianna, o Barracão Teatro dedica-se à pesquisa da linguagem da máscara, do palhaço, da commedia dell’arte, da improvisação, da dramaturgia que nasce na cena e do aprofundamento do trabalho de ator como veículo da expressão teatral. Conta atualmente com 10 espetáculos em repertório, 04 cursos intensivos de especialização ministrados no mês de fevereiro, com alunos de diversas regiões do Brasil e de outros países. Tornou-se uma referência na preparação de artistas da cena para trabalhos de diversas linguagens cênicas e na provocação de processos de criação de muitas companhias, grupos e artistas da cena.

escoladacena #barracaoteatro #barracao22anos #teatro #escola #atuação #formação #criação #cena #performance #música #dança #encontro #grupo #apresentação #arte #cultura



Outras
notícias