OFICINA DE GRAMELÔ E EMBROMATION

Oficina de Gramelô - variações entre sons e línguas, com o palhaço Clerouak

A padronização da escuta musical através das rádios comerciais oculta a diversidade de estilos sonoros praticados no Brasil e no mundo. Mesmo as novas mídias de circulação também não promovem uma escuta plural. Neste caso, a ditadura do algoritmo imposta ao usuário das redes tende a restringir o conteúdo acessado a um perfil artificialmente moldado. Ou seja, a fácil disponibilidade de acesso ao universo sonoro não se converte na apreciação das inúmeras possibilidades rítmicas.

A partir das variações e riqueza fonéticas Cleourak articulada línguas exclusivamente sonoras, mimetizando línguas estrangeiras ao utilizar uma técnica própria do universo palhacesco, o gramelô ou embromation. Esta técnica ricamente explorada na arte da palhaçaria é utilizada para estimular a criação de variados ambientes sonoros, a partir de diversos sotaques musicais, de canto e ritmo. Entre as variações de sons e línguas das músicas do mundo a oficina explora a música anglo-americana, árabe, africana, oriental, russa e tantas línguas mais que os participantes quiserem explorar.

A Oficina de Gramelô, variações entre sons e línguas promove a sensibilização e mergulho nos sons de variadas origens, possibilitando o uso desta técnica em diferentes contextos. Além da vivência num recurso cênico a oficina propicia explorar a desconexão entre a língua e o fonema, a linguaguem e o discurso, a gramática e fonética. A oficina é destinada a atorxs, músicxs, palhaçxs, estudantxs, pesquisadorxs e público em geral.

A oficina será realiza ao longo 3 dias, e se estrutura da seguinte maneira:
Primeira parte: jogos sonoros e cênicos
Segunda parte: experimentação das línguas numa boca de cena descobrindo as diversas possibilidades de sons do mundo
Terceira parte: criação de cenas com as músicas, falas e expressividades improvisadas utilizando as técnicas trabalhadas na oficina.

Datas: 24, 25 e 26 de maio
Dia 24: 18h30 às 22h30
Dias 25 2 26: 10h às 14h

Duração: 12 horas
Local: Barracão Teatro - Campinas
Vagas: 25 participantes
Valor: R$200,00

INSCRIÇÕES CLICANDO AQUI

Sobre Clerouak:
É palhaço e músico desde 1995 quando inicia sua carreira nas artes circenses com a tradicional família Medeiros. Fundou junto com Paulo Federal e Alessandro Azevedo o trio de palhaços Os Charles e Cia. Durante a década de 90 o trio animava saraus de poesia e arte na cidade de São Paulo, além da criação e apresentação de espetáculos em diversas cidades brasileiras. Em 1998, Os Charles foram contemplados com o prêmio jornada Sesc de Teatro. Nos anos 2000, inicia uma pesquisa no universo da cultura popular brasileira e da música do mundo. Em 2005, gravou o disco Música do Quarto Mundo em que explora a riqueza dos sons das diversas culturas entre as quais a africana, árabe, caribenha e brasileira; em 2006, circulou com o disco em turnê pela Europa. Entre 2009 e 2016 atuou na dupla Clerouak e Maria Lulu. Desde 2015 é mestre de cerimônias do Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial. Atou durante dois anos como palhaço na Cracolândia em São Paulo, no projeto De Braços Abertos. Atualmente, segue carreira solo apresentando espetáculos como Alerta Geral, Talebi, Música do Mundo e E tome palhaço: o maravilhoso show do eu, além de animar o teatro de bolso Xapiri na zona rural de Nazaré Paulista.

barracaoteatro #barracao21anos #oficina #palhaçaria #palhaço #gramelô #embromation #musica #ritmo #riso #improvisação



Outras
notícias